quarta-feira, 7 de março de 2012

Definição de Filho segundo José Saramago



"Filho é um ser que nos foi emprestado para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isto mesmo ! Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado. Perder? Como? Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo". 

José Saramago

E para quem como nós que desejamos com todas as nossas forças e com todo nosso amor, um filho que não vem?
Posso falar por mim, a impressão que tenho é que vivo esse curso intensivo a muito tempo, mesmo sem a certeza que ele virá, amando alguém que nem sei quem é, tentando a todo instante mudar meus defeitos, aprendendo todo dia um pouquinho mais, querendo estar preparada para o grande dia, com uma coragem absurda, correndo atrás de todas as possibilidades para ter ele aqui comigo, me expondo a tanta dor, tanto constrangimento, cheia de incertezas e com muito medo de não ter direito a este empréstimo...


2 comentários:

  1. Maravilhoso Post!
    Hoje em mais um exame de sangue, agora preparatório para a cirurgia, pensei quantos exames ainda terei que fazer???
    Mas ai mudei o foco e pensei menos um pra conseguir o meu bebezinho.
    Não importa por quantos exames ainda teremos que passar, importa que a cada dia que passa estamos mais próximos de nosso bebezinho no colo!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo!
    Nada é nosso!
    Tudo é emprestado... E como nos esquecemos disso! Nem nossos corpos são nossos...
    Enfim, creio que filho é isso mesmo, medos, responsabilidades, insegurança e acima de tudo, Amor.

    Bjs!

    ResponderExcluir