sábado, 10 de setembro de 2011

Apoio Psicológico



 
Um dos maiores projetos de vida de um casal ou até mesmo de um indivíduo é a maternidade e a paternidade, e ver seu projeto na fila de espera, ou muitas vezes arquivado, nos deixam inseguros e completamente sem chão.

A descoberta da infertilidade, a procura de tratamentos, especialistas, nos causam ansiedade e preocupação, com a realização de tratamentos e em conseqüências alguns negativos, nos abalam profundamente.
Ai vem às dúvidas, o medo, a tristeza, a negação, o sentimento de culpa, de inferioridade...

E quando amadurecemos, enxergamos uma luz lá no fim do túnel, a adoção em forma de esperança renovada, uma nova forma de ver a vida, e ai vêm, a ansiedade, o medo, a dúvida, a descoberta, o aprendizado, a espera...

Em ambas situações, de uma forma diferenciada de gestação, precisamos de apoio psicológico.

A experiência da infertilidade causa marcas que jamais se apagarão, por isso a necessidade da psicologia, compreendendo o sofrimento e as dificuldades emocionais.


Enfim, grupos de apoio, psicólogos, terapeutas toda forma de ajuda é muito bem vinda, nos levando ao auto-conhecimento e compreensão dos sentimentos, fundamentais para o direcionamento de nossas vidas.

Gostaria de fazer um agradecimento especial a minha terapeuta Ione, uma pessoa maravilhosa, iluminada por Deus, e aos futuros psicólogos Érica e Jacson que souberam  conduzir tão bem o grupo de apoio à adoção.


 

2 comentários:

  1. Disse tudo! Perceber que não precisamos suportar tudo sozinhas e precisamos de ajuda especializada também para o nosso emocional, é fundamental! Eu diria que é o primeiro passo para um futuro bem sucedido e equilibrado.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Claudia,
    Passei boa parte dessa noite lendo seu blog desde lá atras...
    Achei muita coisa legal, e tinha esquecido que vc foi no Dr. Karam...
    Acho que o apoio psicológico é realmente muito importante e os grupos de adoção são bastante interessantes tambem. Fui a algumas reuniões na minha cidade, talvez eu volte no final deste mês.
    Que legal que vc está animada com a adoção!
    Beijos e ótimo final de semana!

    ResponderExcluir