domingo, 28 de agosto de 2011

"Meu filho sem nome"


 
"Meu filho sem nome"

Espetáculo aborda o tema sob as óticas das mães biológica e adotiva, seus amores e razões.
De quando nasceu até ser adotado, aos 6 meses, o menino foi chamado de Vítor, Gabriel e André. Faltava a ele, além de um lar, uma identidade. Mesclando ficção e realidade, a autora Izilda Simões inova ao resgatar as possíveis razões da mãe biológica ao abandonar seu filho, criando no imaginário do público a possibilidade real da criança ter sido amada, em algum momento, por quem a gerou, apesar do abandono, da falta da certidão de nascimento, da falta de um nome.
O espetáculo discute de forma poética o tema da adoção de crianças no Brasil. Mostra a história de duas mães: Cida (Aparecida Petrowky), que alimenta o desejo de ter um filho, mas vê o sonho ruir com a impossibilidade do marido, e Cris (Christiane Brasil), uma menina de 15 anos que descobre a gravidez, o medo e a dúvida. São duas mulheres em conflito, que procuram em si e no mundo, uma identidade para o filho.

Recomendo, fui assisti hoje à tarde e gostei muito da forma como foi apresentado, um tema tão profundo e discutível, colocado de uma forma leve e real. 
"Doar, um gesto de amor".........................."Adotar, um gesto de amor"


sexta-feira, 26 de agosto de 2011

INVO



Nesta última terça 23/08/2011, nasceu no estado do Rio de Janeiro Maria Vitória, primeiro fruto do tratamento de fertilização INVO no Brasil, onde promete grandes chances na eficácia do tratamento como também  na diminuição dos custos. 

Na versão tradicional da inseminação artificial, “o encontro é feito em laboratório, numa placa, depois vai para uma incubadora que imita as condições do corpo humano”. Essas condições que a incubadora tenta reproduzir são, principalmente, a temperatura e os gases presentes no corpo da mulher, já no Invo o óvulo e o espermatozóide são guardados em uma cápsula que é colocada dentro da vagina. Presa por um diafragma comum, ela fica ali por três dias. A fertilização acontece dentro do corpo da mulher. É um processo “mais natural”, que traz também benefícios para o aspecto psicológico da mulher. Desta forma o risco de falhas diminui. São usados menos remédios que na inseminação tradicional, e não utilizam a incubadora, fatores que contribuem para baixar o preço do tratamento. 


Notícias boas são sempre bem vindas, a evolução da medicina reprodutiva aumenta as esperanças de todas nós tentantes.


Fonte de pesquisa: Sites: g1, r7e ig.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Não vejo a hora



Esses dias recebi um elogio muito fofo do meu marido, disse que cozinho maravilhosamente bem, e logo me veio à cabeça, será que meus filhos irão gostar da minha comida, e ele disse que depois de experimentar minha comida, é muito difícil gostar de outra.....estava querendo me agradar, é claro, mas a partir daí criou-se mais uma expectativa, fazer papinhas, sopinhas, ver aquela cara toda suja, que coisa mais linda da mamãe. NÃO VEJO A HORA!!!!


sexta-feira, 12 de agosto de 2011

O que é ser feliz?


Às vezes me pergunto se sou feliz, se estou feliz ou se vou ser feliz.
Difícil responder a essas perguntas sem ao menos tentar entender a felicidade.
Sempre penso que estou feliz, que tenho muitos motivos para ser feliz, e outros nem tanto...mas hoje acho que não estou feliz.
Talvez porque penso que a felicidade é estar bem comigo, é rir das  minhas  próprias piadas, é estar bem com meus amigos e familiares, é ter saúde, é agradecer pela vida, é se sentir realizada com as minhas conquistas, é não deixar de sonhar, é dar valor à verdade, é perdoar, é amar a todos, lutar pelos objetivos, aceitar diferenças, aprender com as frustrações, simplesmente sorrir, se doar sem esperar nada em troca....
Parece fácil, mas é bem difícil.
Parece que vivo procurando a felicidade e na verdade ando sempre atrás dela, como se fosse muito, muito, muito difícil de alcançar.
Em vez de impor condições a felicidade, quero permitir que ela exista. Quero continuar em busca do meu sonho e esperar por maravilhas na minha vida, acreditar que a felicidade pode estar no simples fato de existir, e que assim, a felicidade estará em mim, e não onde procuro.


sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Aprendendo a dar limites


Tem dias que penso que a minha vida não anda....simplesmente não acontece...como se seu andasse em circulos...à espera de uma autorização....pronto Claudia, pode começar sua nova etapa da vida.
Mas não é bem assim que acontece, um dia após outro, e outro, e outro, e quando vejo estou pensando lá na frente, bem lá na frente, sonhando com a minha próxima etapa. 
Ontem ganhei um texto  que falava sobre o significado de LIMITES para as crianças e minha cabeça ficou à mil, pensando em como será a educação que darei aos meus filhos.
Para pensarmos um pouquinho vai algumas dicas que estão no texto que ganhei...

DAR LIMITES É...

- Ensinar que os direitos são iguais para todos;
- Ensinar que existem outras pessoas no mundo;
- Fazer a criança compreender que seus direitos acabam onde começam os direitos  dos outros;
- Dizer "sim" sempre que possível e "não" sempre que necessário;
- Só dizer "não" aos filhos quando houver uma razão concreta;
- Mostrar que muitas coisas podem ser feitas e outras não;
- Ensinar a tolerar pequenas frustações;
- Saber diferenciar o que é necessário e o que é apenas desejo;
- Ensinar que cada direito corresponde um dever;
- Dar exemplo;
- Estar presente, sempre que possível.

DAR LIMITES NÃO É...

- Bater nos filhos;
- Fazer só o que vocês, pai ou mãe, querem;
- Ser autoritário;
- Deixar de explicar o "porquê" das coisas, apenas impondo a lei do mais forte;
- Deixar de atender as necessidades reais dos filhos (fome, sede, segurança, afeto, interesse) porque você está cansado;
- Provocar trauma emocional: agressões físicas ou psicológicas.

Temos muito o que aprender....



segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Temos que pensar positivo!



Todas as vezes que você se preocupa a respeito de alguma coisa, você dá vida, energia e influência sobre o seu mundo. Quanto mais você se preocupa com aquilo que você não quer, mais o indesejado se aproxima de você.
Apenas imagine o que aconteceria se cada pensamento de preocupação fosse substituído com uma positiva e criativa ação. Em vez de dar poder aos seus piores temores, você estaria dando vida às suas melhores possibilidades. Obviamente que existem muitas razões pelas quais você poderia justificar as suas preocupações. Porém, não há nada a ganhar por gastar tempo e preciosa energia com preocupações.

Você pode decidir redirecionar a negativa intensidade de energias negativas para positivas e produtivas ações. Em vez de se preocupar com aquilo que você não quer, invista tempo e energia em criar aquilo que você deseja. Apesar de haver muitas coisas pelas quais você venha se preocupar, o fato é que existem também muitas coisas que você pode também realizar. Onde você vai colocar a energia dos seus pensamentos e suas ações é uma decisão que só cabe a você tomar.

Nélio da Silva